API oficial e não oficial do WhatsApp: qual escolher?

O WhatsApp é um aplicativo de comunicação que está presente em mais 100 milhões de celulares no Brasil. E se você realiza atendimentos via WhatsApp, é preciso conhecer as diferenças entre a API oficial e a não oficial. Utilizar a mais adequada para o seu negócio, pode ter impactos expressivos. Confira a seguir todos os detalhes e descubra a mais adequada ao seu negócio.

Quais são as versões disponíveis do WhatsApp?

Antes de tudo, é preciso entender que existem três formas de utilizar o WhatsApp:

  • Aplicativo convencional: é o aplicativo voltado para o público geral. Utilizado no dia-a-dia pela maioria das pessoas.
  • WhatsApp Business: é o aplicativo na versão empresarial, voltada para pequenas e médias empresas.
  • WhatsApp Business API: é um serviço disponibilizado para médias e grandes empresas e/ou que possuem grande fluxo de mensagens diariamente. Possibilita o uso por diversos atendentes e emite relatórios sobre os atendimentos.

Também vale reforçar que ambas as versões para empresas, podem se comunicar com quem tem o aplicativo convencional e vice-versa.

O que é a API oficial?

Com a popularidade da utilização do WhatsApp para comunicação entre empresas e consumidores, surgiu a necessidade de uma ferramenta mais preparada para esse fim.

Em 2018, houve o lançamento do WhatsApp Business, uma versão do aplicativo desenvolvida especialmente para empresas. Dessa forma, as contas comerciais teriam alguns benefícios a mais do que no aplicativo tradicional. Mas ainda com limitações para empresas que possuem grande tráfego de mensagens.

Pensando nessas médias e grandes empresas, o WhatsApp desenvolveu o serviço WhatsApp Business API (ou API oficial). Essa é uma ferramenta oficial voltada para empresas com grande fluxo de atendimento. Assim, é possível automatizar alguns processos, criar menus de atendimento e chatbots (respostas automatizadas).

Para utilizá-la, é preciso solicitar a verificação da sua conta a um provedor oficial (parceiros do WhatsApp). Assim, eles irão solicitar a liberação da sua API diretamente ao WhatsApp.

Para quais casos a API oficial é mais indicada

Como já falamos anteriormente, essa ferramenta foi desenvolvida com foco em médias e grandes empresas. Ela é indicada para quem recebe um grande número de mensagens diariamente.

Além da quantidade de mensagens, essa ferramenta dispensa a necessidade de um aparelho conectado, ou seja, a operação não fica dependente do celular estar conectado à internet e com a bateria sempre carregada.

Pode parecer simples, mas é um benefício que impacta diretamente no atendimento das empresas, pois algumas vezes o celular pode perder conexão com o QR code e aparecer inativo para seus clientes.

Com a API oficial, sua conta estará sempre disponível para conversas, além da possibilidade de criar um atendimento automatizado e trazer praticidade para o seu cliente.

Sua conta aparecerá aos clientes como verificada (que possui o selo do WhatsApp) e o nome da empresa sempre disponível para todos (ao invés de aparecer o número de telefone). Assim, gera mais confiança e segurança para o cliente.

Apesar da cobrança por mensagem enviada, a API oficial também pode ser utilizada para empresas com alto fluxo de atendimentos ativos. Isso por conta da segurança para o envio de mensagens em massa e contato eficaz com seu cliente. Com os objetivos e base de contato bem alinhados, as campanhas podem alcançar melhores resultados.


O que é a API não oficial?

É uma API desenvolvida por terceiros. Possui as mesmas funcionalidades da API oficial, porém com uma segurança menor em casos de envio de mensagens em massa.

Por meio dela, também é possível integrar com sistemas omnichannel, ter vários atendentes em um único número, desenvolver menus de atendimento, entre outras funções.

Para quais casos a API não oficial é mais indicada

Em primeiro lugar, você precisa analisar qual a demanda do seu negócio, entender o perfil do seu público e como eles interagem com sua empresa. Se os seus atendimentos são mais ativos, em que a sua empresa inicia a conversa com o cliente, a API não oficial pode ser indicada por não haver cobrança por mensagem enviada.

Lembrando que ao utilizar essa API, a empresa deve ser responsável por manter um celular carregado e conectado ao QR code do WhatsApp.

Apesar da possibilidade do envio de mensagens em massa, a API não oficial não conta com a mesma segurança da oficial. Ou seja, é preciso cautela na criação de campanhas para evitar que seu número seja bloqueado.

Diferenças entre a API oficial e não oficial do WhatsApp

Conclusão

Ambas as APIs permitem a integração com plataformas omnichannel. Ou seja, você poderá ter o atendimento de todos os canais de mensagens em um único lugar.

Além disso, a integração com sistemas omnichannel, trazem mais eficácia para o atendimento e assertividade para a gestão. Isso porque as plataformas trazem relatórios completos e permitem o monitoramento dos atendimentos pelo gestor em tempo real.

Antes de escolher se irá optar pela API oficial ou não oficial, é importante ter bem alinhado os objetivos da empresa ao utilizar o WhatsApp, se o atendimento será em maioria receptivo ou ativo e o posicionamento de marca perante os consumidores.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a API oficial, converse com um de nossos especialistas. Será um prazer te auxiliar e direcionar para o caminho mais adequado.

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