Atendimento ao Cliente

Atendimento ao cliente: tendências para ficar de olho em 2021

Todos os anos, as empresas fazem o planejamento para o próximo ano ou semestre. Afinal, a tecnologia se renova, o comportamento do consumidor muda e os orçamentos sobem. Porém, nesse ano atípico de 2020, no qual 5 anos podem ser interpretados facilmente como 5 minutos, as mudanças se multiplicaram e irão refletir-se no ano de 2021. O hábito de consumo e a forma como as empresas tiveram de se moldar é uma das principais tendências para o ano que vem. Confira conosco.

Consumidor moderno

O consumidor de 2020 teve que lidar com muitas incertezas e, em vários casos, poucos recursos. Isso tornou-o mais exigente e cauteloso. Além disso, a pandemia acelerou o processo de digitalização na vida das pessoas, ressignificando grande parte de suas atividades rotineiras, como compras, lazer e trabalho.

O que se descobriu com essa digitalização foi uma nova forma de consumo que não irá desaparecer com a pandemia.

Na verdade, ela poderá se intensificar ao longos dos próximos anos, fazendo com que as empresas tenham de se adequar cada vez mais ao digital e estar sempre um passo a frente das intenções de consumo de seus clientes.

Equilíbrio entre automação e atendimento humanizado

Embora o digital esteja cada vez mais presente na vida do consumidor, há também, ao mesmo tempo, a importância de oferecer um atendimento empático com o objetivo de realmente ajudar o cliente.

Portanto, é essencial entender até que ponto a automação ajuda e prejudica a performance do atendimento, fazendo o cliente não se sentir realmente escutado.

A dica aqui é mesclar a automação com a humanização no atendimento, usando o chatbot, por exemplo.

Uso do chatbot para um atendimento de qualidade

O chatbot é uma tecnologia que conversa com o seu cliente como um atendente humano, de modo a atender com agilidade e precisão. Esse software deverá ser um aliado para empresas que perdem muito tempo com atendimentos repetitivos.

Para equilibrar a automação com o atendimento humanizado, a proposta do chatbot é auxiliar no cadastro de novos clientes, responder dúvidas mais frequentes ou ajudar o cliente a resolver um problema.

A partir disso, o atendente tem mais facilidade em dar continuidade ao atendimento e o cliente ficará mais satisfeito com a praticidade e rapidez.

Estratégia omnichannel como nova forma de comunicação

Já se fala em omnichannel há alguns anos, mas 2020 praticamente obrigou muitas empresas a adiantarem seus investimentos nesse sentido. A expectativa do cliente ao interagir com uma empresa por qualquer canal digital é ser bem atendido. Isso envolve um atendimento personalizado, ágil, e conveniente, não importa se será pelas redes sociais, site ou telefone.

A estratégia também beneficia a equipe de atendimento, que consegue, através de uma plataforma omnichannel, ter conhecimento da origem de todos os clientes e compreender rapidamente o contexto, tornando o atendimento ao cliente mais rápido e eficiente.

O omnichannel se trata justamente de oferecer essa comunicação integrada e conectada entre si, levando em conta as particularidades de cada perfil de cliente em cada canal de interação.

Esse é um desafio que vale a pena colocar em prática a partir de agora para colher os frutos o quanto antes, já que cliente satisfeito coopera significativamente para os seus resultados e objetivos enquanto empresa.

Levar – muito – em conta a proteção de dados e segurança da informação

Com a efetivação da Lei Geral de Proteção de Dados, a prioridade é certificar-se de que o seu tratamento de dados está dentro das conformidades da lei.

Essa é uma segurança para a sua empresa e para o seu cliente, portanto, envolva todos os seus colaboradores nesse tema e tenha garantia de que seu cliente e seus dados estão seguros com a sua empresa. Essa atitude só trará mais confiança e respeito do seu cliente para você.

Investir em uma solução de atendimento ao cliente nunca foi tão necessário

Com o advento da tecnologia se fortalecendo, grande parte dos seus novos clientes virão do meio digital e, para isso, é fundamental trabalhar com as ferramentas certas para garantir o bom tratamento dos clientes e, mais do que isso, garantir que eles permaneçam.

Utilizar uma plataforma omnichannel que te ofereça, além da gestão dos atendimentos, a análise em tempo real da performance da sua equipe fará a diferença para elevar a satisfação do seu cliente.

Isso porque você tem condição de tomada de decisão rápida, o que é uma necessidade do mercado e do novo consumidor.

No fim das contas, tudo muda muito rapidamente e uma solução que te permite ser prático e objetivo com certeza te coloca à frente nas tendências de consumo.

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