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Atendimento ao cliente: tendências para ficar de olho em 2021

tendências de atendimento remoto

Todos os anos, as empresas fazem o planejamento para o próximo ano ou semestre. Afinal, a tecnologia se renova, o comportamento do consumidor muda e os orçamentos sobem. Porém, nesse ano atípico de 2020, no qual 5 anos podem ser interpretados facilmente como 5 minutos, as mudanças se multiplicaram e irão refletir-se no ano de 2021. O hábito de consumo e a forma como as empresas tiveram de se moldar é uma das principais tendências de atendimento para o ano que vem. Confira conosco.

Consumidor moderno

O consumidor de 2020 teve que lidar com muitas incertezas e, em vários casos, poucos recursos. Isso tornou-o mais exigente e cauteloso. Além disso, a pandemia acelerou o processo de digitalização na vida das pessoas, ressignificando grande parte de suas atividades rotineiras, como compras, lazer e trabalho.

O que se descobriu com essa digitalização foi uma nova forma de consumo, e que não irá desaparecer com a pandemia.

Na verdade, ela poderá se intensificar ao longos dos próximos anos, fazendo com que as empresas tenham de se adequar cada vez mais ao digital e estar sempre um passo a frente das intenções de consumo de seus clientes.

Equilíbrio entre automação e atendimento humanizado

Embora o digital esteja cada vez mais presente na vida do consumidor, há também, ao mesmo tempo, a importância de oferecer um atendimento empático com o objetivo de realmente ajudar o cliente.

Portanto, é essencial entender até que ponto a automação ajuda e prejudica a performance do atendimento, fazendo o cliente não se sentir realmente escutado.

A dica aqui é mesclar a automação com a humanização no atendimento, usando o chatbot, por exemplo.

Uso do chatbot para um atendimento de qualidade

O chatbot é uma tecnologia que conversa com o seu cliente como um atendente humano, de modo a atender com agilidade e precisão. Esse software deverá ser um aliado para empresas que perdem muito tempo com atendimentos repetitivos.

Para equilibrar a automação com o atendimento humanizado, a proposta do chatbot é auxiliar no cadastro de novos clientes, responder dúvidas mais frequentes ou ajudar o cliente a resolver um problema.

A partir disso, o atendente tem mais facilidade em dar continuidade ao atendimento e o cliente ficará mais satisfeito com a praticidade e rapidez. Uma das tendências de atendimento para ficar de olho em 2021!

Estratégia omnichannel como nova forma de comunicação

Já se fala em omnichannel há alguns anos, mas 2020 praticamente obrigou muitas empresas a adiantarem seus investimentos nesse sentido. A expectativa do cliente ao interagir com uma empresa por qualquer canal digital é ser bem atendido. Isso envolve um atendimento personalizado, ágil, e conveniente, não importa se será pelas redes sociais, site ou telefone.

A estratégia também beneficia a equipe de atendimento, que consegue, através de uma plataforma omnichannel, ter conhecimento da origem de todos os clientes e compreender rapidamente o contexto, tornando o atendimento ao cliente mais rápido e eficiente.

O omnichannel se trata justamente de oferecer essa comunicação integrada e conectada entre si, levando em conta as particularidades de cada perfil de cliente em cada canal de interação.

Esse é um desafio que vale a pena colocar em prática a partir de agora para colher os frutos o quanto antes, já que cliente satisfeito coopera significativamente para os seus resultados e objetivos enquanto empresa.

Levar – muito – em conta a proteção de dados e segurança da informação

Com a efetivação da Lei Geral de Proteção de Dados, a prioridade é certificar-se de que o seu tratamento de dados está dentro das conformidades da lei.

Essa é uma segurança para a sua empresa e para o seu cliente, portanto, envolva todos os seus colaboradores nesse tema e tenha garantia de que seu cliente e seus dados estão seguros com a sua empresa. Essa atitude só trará mais confiança e respeito do seu cliente para você.

Investir em uma solução de atendimento ao cliente nunca foi tão necessário

Com o advento da tecnologia se fortalecendo, grande parte dos seus novos clientes virão do meio digital e, para isso, é fundamental trabalhar com as ferramentas certas para garantir o bom tratamento dos clientes e, mais do que isso, garantir que eles permaneçam.

Utilizar uma plataforma omnichannel que te ofereça, além da gestão dos atendimentos, a análise em tempo real da performance da sua equipe fará a diferença para elevar a satisfação do seu cliente.

Isso porque você tem condição de tomada de decisão rápida, o que é uma necessidade do mercado e do novo consumidor.

No fim das contas, tudo muda muito rapidamente e uma solução que te permite ser prático e objetivo com certeza te coloca à frente nas tendências de atendimento e consumo.

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