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Como vender por WhatsApp? O guia para multiplicar suas vendas!

Nos últimos anos, o WhatsApp se tornou um aplicativo indispensável no celular de qualquer um. Seja para conversar com os amigos ou família, a ferramenta é o melhor e mais rápido meio de comunicação atual. Algumas pesquisas já apontaram que o WhatsApp possui  a maior taxa de retorno de todas as redes sociais, ou seja, a chance de você conseguir receber a resposta do seu contato é muito maior. Mas e para o meio corporativo? Como tornar o App lucrativo para o seu negócio? Existe um segredo da venda perfeita por WhatsApp? Neste post do Blog DG você irá entender como ser visto por seus clientes, a melhor maneira de atendê-los, e como fazer para manter um relacionamento correto com eles! Levantamos aqui alguns questionamentos que vemos ser essencial para qualquer negócio, e responderemos eles no decorrer deste post. São eles:

  1. Como as pessoas encontram sua empresa?
  2. Você tem uma conta business?
  3. Quanto tempo você demora para atender alguém?
  4. Você realmente foca no interesse do seu cliente?
  5. Seu pós vendas funciona?
  6. WhatsApp é o único meio?

 

Utilizaremos essas 6 perguntas como um mapa para te dar um norte nas suas vendas. Primeiro, vamos conversar sobre: como as pessoas encontram sua empresa?

Não basta só ter um número de WhatsApp e ter um bom atendimento se as pessoas não encontrarem seu número e sua empresa. Como você divulga seu WhatsApp? Boca a boca? Hoje já existem diversos meios de clientes encontrarem empresas, seja pelo Google, por outras redes sociais, etc. Porém, um ponto muito importante que deve ser levado em conta é: seu cliente precisa te encontrar de forma rápida e fácil. Você sabia que é possível começar a conversar com alguém por WhatsApp sem salvar o número da pessoa? Já existem links e botões que você pode colocar no seu site que tornam o primeiro contato muito mais fácil. Para aprender a criar este botão, você pode conferir este post. A regra é básica: não dê dever de casa pro seu cliente: quanto mais fácil for para ele entrar em contato com você, melhor. Por isso, foque sua divulgação no cliente que realmente irá te trazer retorno, ao invés de tentar atingir todo mundo.

 

Agora falando sobre o atendimento, você tem uma conta business?

O WhatsApp lançou há algum tempo o WhatsApp business, um aplicativo do WhatsApp para empresas. Você precisa migrar para este aplicativo por 3 motivos principais:

  1. É possível mandar mensagens automáticas mesmo quando você está fora do seu horário de atendimento. Com isso, seu cliente não fica sem receber mensagens, e você pode dar o atendimento assim que estiver disponível.
  2. Seu WhatsApp corporativo fica com o nome da sua empresa, dando uma credibilidade muito maior ao seu negócio. Além disso, você pode separar o seu número pessoal e o do seu negócio.
  3. Você pode usar seu número fixo para conectar no WhatsApp. Assim, você não precisa divulgar 1 número fixo e 1 de celular.

A ferramenta é gratuita e trás muito mais credibilidade ao seu negócio, sendo indispensável para qualquer empresa que vende por este canal.

 

Ainda sobre o seu atendimento, quanto tempo você demora para atender alguém?

Ninguém gosta de ficar esperando em filas, muito menos se for pelo WhatsApp, porque a ideia do aplicativo é justamente a alta velocidade de resposta. Se a sua empresa demora minutos, horas… dias para atender alguém, é de se imaginar que provavelmente aquela pessoa já não queira mais comprar porque algum concorrente já pode ter atendido ela mais rápido. É essencial ter uma boa velocidade de resposta e estar sempre online no aplicativo, assim a chance de você ser o primeiro a dar um atendimento é muito maior, e consequentemente a de vender também. Um problema que pode surgir é quando há um volume muito grande de pessoas que querem ser atendidas e apenas 1 celular para responder a todos. Se você tiver este problema, recomendo conhecer uma plataforma de multi atendimentos.

 

Você realmente foca no interesse do seu cliente?

Quem nunca entrou em contato com uma empresa via WhatsApp e recebeu uma lista enorme de todos os produtos/ serviços que a empresa oferece, e levou algum tempo para encontrar o que realmente precisava? Observe este exemplo que a empresa já sabia o que eu queria e mesmo assim mandou sua enorme lista de todos os produtos no print ao lado. Viu só como não precisava desta lista enorme? Se ao invés disso, a empresa já tivesse focado no que eu realmente precisava, a chance de eu me interessar seria bem maior.

 

 

 

Depois da compra, o melhor que pode ser feito é fidelizar o cliente para que ele volte a comprar com você. Seu pós vendas funciona?

Criar grupos, ou enormes listas e enviar todos os dias para seus clientes cadastros não é o melhor caminho. Isso só fará seu cliente cansar de receber suas mensagens e possivelmente bloquear suas mensagens para parar de receber. Seu pós vendas precisa ser focado em necessidades do cliente. Uma maneira interessante é perguntar para o cliente se ele deseja receber ofertas futuras, qual o tipo de produto que ele se interessa para receber, a frequência que ele quer receber, etc. Tudo isso quando cumprido corretamente aumenta muito as chances do seu cliente voltar a comprar com você.

 

Agora que você já divulgou sua empresa nos locais certos, fez um bom atendimento e um pós vendas correto, sua empresa precisa se perguntar: WhatsApp é o único meio de vender no mundo digital?

Hoje já existem diversos meios de se comunicar e gerar vendas em diversos canais, e para realmente atingir todo o público que se interessa pela sua empresa, você precisa estar em todos eles. Claro que pode ficar complicado se manter ativo e dar um bom atendimento em todas elas, e para isso existem as plataformas de multi atendimento, que unificam todos os canais em uma plataforma só, e auxiliam as empresas a dar um bom atendimento, não importa o canal. Se você quiser conhecer mais sobre estas plataformas, vou deixar um material mais completo neste link.

 

Se você chegou até aqui é porque agora já tem em mãos um caminho para multiplicar suas vendas no mundo digital! Com isso sua empresa irá crescer e fornecer atendimento cada vez mais profissionais! Boas vendas!

DG Solutions

A DG oferece soluções de gestão em atendimentos. Somamos mais de 10 anos de experiência na área de BPO e Telecom. Atualmente, nosso for business é em Telecom e soluções Omnichannel. Quer saber mais? Acesse: dgsolutions.com.br

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