Call Center: 10 tecnologias que reduzem custos na operação!

Gerenciar um call center ou uma operação de teleatendimento muitas vezes traz custos elevados de telefonia e gestão. Então, para reduzir estes custos e trazer mais gestão, sua empresa pode contar com alguns recursos tecnológicos já existentes. Neste post, você vai conhecer 10 tecnologias que reduzirão custos e aumentarão sua produtividade, conheça:

  1. Telefonia IP
  2. Discador Preditivo
  3. Gateway de telefonia com tecnologia GSM (Chipeira)
  4. SMS para contatar seus clientes
  5. Detecção de mensagens automáticas (Call Progress)
  6. URA Ativa
  7. Integrações com outros sistemas (CRM, ERP)
  8. Omnichannel
  9. Call Back
  10. Assistente Virtual (URA Inteligente)

1.Telefonia IP no call center

Telefonia IP é uma opção no mercado para as empresas que utilizam sistemas tradicionais de telefonia. Além de possuir vários recursos avançados, pode realizar suas ligações via VOIP. Dessa forma, as ligações são completadas pela internet.

Outras vantagens de operadoras VOIP são baixo custo para fazer ligações e possuir o número de ligações simultâneas (ao mesmo tempo) ilimitadas. Assim, os call centers podem ter um alto desempenho com todos os seus atendentes ativos fazendo quantas ligações forem precisas.

2. Discador Preditivo no call center

O discador é uma tecnologia que realiza de forma automática várias ligações ao mesmo tempo, sem necessidade dos atendentes discarem um número de cada vez.

Sendo assim, o sistema pode ligar para uma grande quantidade de números. E seus atendentes podem iniciar um atendimento apenas com os contatos que atenderem essas ligações.

O Discador Preditivo reconhece a voz do seu contato final. E caso ouça uma resposta, por exemplo, um “alô”, ele passa a ligação para o atendente.

Portanto, toda sua equipe só realiza ligações produtivas, reduzindo o tempo de discagem individual e aumento o número de atendimentos por atendente.

3. Gateway de telefonia com tecnologia tecnologia GSM (Chipeira)

Popularmente conhecido como chipeira, o Gateway de telefonia GSM é um equipamento que ajuda o sistema a realizar a ligação de menor custo, reduzindo custos com tarifas de operadoras e DDD.

Ou seja, são colocados chips de celular dentro deste equipamento, para realizar as ligações celular x celular com o menor custo possível.

4. SMS para contatar seus clientes

Esta tecnologia é muito interessante, já que ela serve para operações de vendas, cobrança, confirmação de consultas, envio de número de protocolo, entre outros.

Criando campanhas de SMS, sua empresa pode enviar dados do cliente, como opções especiais de pagamento, número de protocolo, confirmação de consultas, saldo, com baixos custos (de R$00,05 a R$00,10 por SMS).

Com isso, sua empresa pode deixar os atendimentos humanos para ligações mais produtivas, além de poder reduzir o tempo médio das suas ligações.

5. Detecção de mensagens automáticas (Call Progress)

O mercado nacional de telefonia possui uma prática comum de não cobrar tarifas para ligações com tempo menor que 3 segundos.

Isso torna possível a tecnologia que detecta mensagens automáticas. Como caixa postal, secretária eletrônica, etc.

Dessa forma, não são passadas para frente ligações não produtivas para os atendentes, deixando-os disponíveis apenas para ligações que trarão retorno para seu call center.

6. URA Ativa no call center

Já pensou poder deixar seu call center discando para seus contatos mesmo fora do horário comercial? Com a URA Ativa, o sistema liga para seus contato e, através de um assistente virtual, oferece opções de interesse que podem ser escolhidas pelo contato. Não se preocupe, falaremos mais sobre o assistente virtual ao final desse conteúdo.

Então, quando seus atendentes da sua operação estiverem disponíveis, o sistema mostrará todos os contatos que selecionaram as opções fora do horário. Como por exemplo: ligar mais tarde, ter interesse na oferta, solicitar mais informações, etc.


7. Integração com outros sistemas (CRM, ERP)

Por meio da integração com seu CRM, ERP ou banco de dados, é possível obter um melhor filtro das ligações. Dessa maneira, um cliente pode resolver alguns problemas sem precisar de um atendimento humano. Veja alguns exemplo abaixo:

Solicitação de 2° via de boleto;
– Consulta de status de entrega de pedido;
– Verificação de andamento de processos;
– Busca de processos através de protocolos;

E mais: esta integração pode ajudar a filtrar o cliente para um atendimento mais qualificado. Por exemplo, se o cliente estiver inadimplente, a URA pode analisar o histórico com o seu banco de dados e direcionar o cliente para o setor financeiro da empresa.

8. Omnichannel

Com o crescimento e popularização das mídias sociais (WhatsApp, Facebook, etc), sua empresa pode tornar os atendimentos mais personalizados para cada plataforma e ter a gestão de tudo isso.

Através de uma plataforma, sua empresa pode:

  • Conectar todos os seus atendentes nas mídias;
  • Conectar quantos atendentes precisar em apenas 1 número de WhatsApp;
  • Tornar seu atendimento muito mais completo e produtivo;
  • Ter o controle total da operação.

9. Call Back

Sua empresa está recebendo muitas ligações e não há atendentes disponíveis para todos os contatos? Não deixe seus clientes esperando, nem perca ligações.

Com a tecnologia de Call Back, sua empresa pode deixar uma mensagem para o contato, como: “Olá, não espere na fila. Assim que tivermos alguém pronto para te atender, retornamos a sua ligação”.

Portanto, nenhum cliente seu precisa esperar na fila para ser atendido, além da sua empresa poder retornar a ligação da forma mais barata.

10. Assistente Virtual (URA Inteligente)

Já pensou poder automatizar processos simples como solicitações de segunda via de boleto, status de entrega ou chamado por telefone?

Com a URA inteligente, sua empresa pode integrar sua telefonia com seu sistema, e fornecer um assistente virtual.

Essa tecnologia auxilia a resolução de processos simples via telefone, sem necessidade de atendimento humano. Pois, dessa forma, seus atendentes continuam disponíveis para atender outras ligações e realizar mais atendimentos!

Conclusão

Para sua empresa crescer, é preciso sempre pensar em novas ideias para reduzir recursos e aumentar sua performance.

Ainda não possui algum dos recursos?

Então, entre em contato agora mesmo e solicite uma consultoria gratuita e demonstração de um consultor especialista para te ajudar a escolher a melhor opção para sua necessidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *