Já não é mais dúvida que independente do tamanho da empresa é possível obter recursos avançados de Pabx. Neste post, você terá um guia completo de como implantar um projeto de Pabx-IP na sua empresa.
Além da escolha do fornecedor do software de Pabx-ip, listamos aqui neste guia os passos para a implementação, que você verá mais detalhadamente abaixo:
- Escolha dos tipos de ramais;
- Escolha sua operadora de telefonia;
- Escolha do tipo de servidor;
- Dicas importantes de rede.
1. Escolha dos tipos de ramais
Existem 3 tipos de ramais para diferentes usuários, que também podem ser mesclados para atender todas as necessidades de cada empresa:
- Softphone: Software que simula um aparelho de telefone (telefone virtual). Possui bina e teclas, e é instalado no computador ou celular dos usuários. É geralmente a opção mais econômica.
- Gateway de Ramais (FXS): Aparelho de conversão que permite que o usuário aproveite os aparelhos convencionais e transforme esse ramal em um ramal IP.
- Aparelho IP: Um aparelho IP possui uma qualidade superior de voz, geralmente possui identificador de chamadas e várias teclas de memória que facilitam o dia-a-dia do usuário. Para evitar a necessidade de instalar um cabo de rede para cada ramal o indicado é contratar aparelho com a função POE, e neste caso o aparelho se conecta com o cabo já disponível no computador do usuário.
2. Escolha sua operadora de telefonia
Após escolher como serão os tipos de ramais, sua empresa precisa decidir qual a operadora efetuará e receberá as ligações.
Os Sistemas de Telefonia IP se conectam diretamente com as operadoras VOIP, já que se comunicam pelo mesmo protocolo (IP). Algumas operadoras VOIP oferecem o serviço de Pabx-IP na nuvem com preços razoáveis.
Porém, o que acontece se a operadora ficar fora? E se sua internet cair? Abaixo apresentamos os equipamentos que permitem que sua empresa utilize operadoras convencionais mesmo com um sistema avançado de Telefonia IP (como o DGTEL-IP):
- Gateway de Linhas analógicas (FXO): Converte linhas analógicas em linhas IP.
- Gateway E1: Conecta linhas digitais (E1 DDR) com o Pabx-IP.
- Gateway GSM: Conecta chips de celular com o Pabx-IP, e permite que os ramais liguem normalmente sem perceber que a ligação está saindo de chip para chip (Geralmente a custo zero).
3. Escolha do tipo de servidor
A instalação do sistema é feita em um Servidor físico ou na Nuvem (Cloud). A capacidade do servidor está atrelada a quantidade de ligações simultâneas enviadas e recebidas.
Após realizar essas etapas é muito importante alinhar com a empresa os recursos disponíveis no sistema e quais são suas necessidades.
4. Dicas importantes de Rede
- O Ideal é instalar os equipamentos em um Switch separado da rede de dados, evitar conflitos entre dados e voz;
- É muito importante não divulgar as senhas do sistema e ativar o firewall para evitar invasões;
- No caso de conexão com filiais o ideal é que elas possuem IP Fixo para facilitar a interligação.
Implantando seu projeto de Pabx-IP:
Agora que você conhece todo o processo de implantação, o que acha de uma consultoria gratuita para conhecer todas as suas necessidades para o projeto?
A DG possui mais de 8 anos de experiência no assunto, e possui o atendimento de qualidade que você quer com todas as soluções mais avançadas que a sua empresa precisa!
Fale com um de nossos especialistas e comece hoje a utilizar o Pabx-IP.