Como vender pelo WhatsApp? 6 passos para multiplicar suas vendas!

Atualizado em: 10 de junho de 2021

Nos últimos anos, o WhatsApp se tornou um aplicativo indispensável no celular de qualquer um. Seja para conversar com os amigos ou família, a ferramenta é o melhor e mais rápido meio de comunicação atual. Mas e para o meio corporativo, como vender pelo WhatsApp? Agora, você irá entender como ser visto por seus clientes, a melhor maneira de atendê-los, e como fazer para manter um relacionamento correto com eles.

Algumas pesquisas já apontaram que o WhatsApp possui a maior taxa de retorno de todas as redes sociais. Ou seja, a chance de você conseguir receber a resposta do seu contato é muito maior.

Como vender pelo WhatsApp?

Mas, afinal, existe um segredo da venda perfeita por WhatsApp?

Então, levantamos aqui alguns questionamentos que vemos ser essencial para qualquer negócio, e responderemos eles no decorrer deste post.

São eles:

  1. Como as pessoas encontram sua empresa no WhatsApp?
  2. Agora falando sobre atendimento, você tem WhatsApp Business?
  3. Quanto tempo você demora para atender seu cliente no WhatsApp?
  4. Você realmente foca no interesse do seu cliente?
  5. Seu pós vendas funciona?
  6. WhatsApp é o único meio para vender?

Utilizaremos essas 6 perguntas como um mapa para te dar um norte nas suas vendas.

1. Como as pessoas encontram sua empresa no WhatsApp?

Não basta só ter um número de WhatsApp e ter um bom atendimento se as pessoas não encontrarem seu número e sua empresa, não é?

Como você divulga seu WhatsApp? Boca a boca? Hoje já existem diversos meios de clientes encontrarem empresa. Seja pelo Google, pelas redes sociais, etc.

Porém, um ponto muito importante que deve ser levado em conta é: seu cliente precisa te encontrar de forma rápida e fácil.

Você sabia que é possível começar a conversar com alguém por WhatsApp sem salvar o número da pessoa?

Já existem links e botões que você pode colocar no seu site que tornam o primeiro contato muito mais fácil.

Em resumo, a regra é básica: não dê dever de casa pro seu cliente: quanto mais fácil for para ele entrar em contato com você, melhor.

Por isso, foque sua divulgação no cliente que realmente irá te trazer retorno, ao invés de tentar atingir todo mundo.

2. Agora falando sobre atendimento, você tem WhatsApp Business?

O WhatsApp lançou há algum tempo o WhatsApp Business, um aplicativo do WhatsApp para empresas. Veja, você precisa migrar para este aplicativo por 3 motivos principais:

  1. É possível mandar mensagens automáticas mesmo quando você está fora do seu horário de atendimento. Com isso, seu cliente não fica sem receber mensagens, e você pode dar o atendimento assim que estiver disponível.
  2. Seu WhatsApp corporativo fica com o nome da sua empresa, dando uma credibilidade muito maior ao seu negócio. Além disso, você pode separar o seu número pessoal e o do seu negócio.
  3. Você pode usar seu número fixo para conectar no WhatsApp. Assim, você não precisa divulgar 1 número fixo e 1 de celular.

Além dessas vantagens, a ferramenta é gratuita e traz muito mais confiabilidade ao seu negócio, sendo indispensável para qualquer empresa que vende por este canal.


3. Quanto tempo você demora para atender seu cliente no WhatsApp?

Ninguém gosta de ficar esperando em filas, muito menos se for pelo WhatsApp, porque a ideia do aplicativo é justamente a alta velocidade de resposta.

Portanto, se a sua empresa demora minutos, horas ou dias para atender alguém, provavelmente aquela pessoa já não queira mais comprar.

Até porque algum concorrente já pode ter atendido ela mais rápido.

Tendo isso em vista, é essencial ter uma boa velocidade de resposta e estar sempre online no aplicativo, assim, a chance de você ser o primeiro a dar um atendimento é muito maior e, consequentemente, a de vender também.

No entanto, um problema que pode surgir é quando há um volume muito grande de pessoas que querem ser atendidas e apenas 1 celular para responder a todos.

Se você tiver este problema, recomendo conhecer uma plataforma omnichannel.

4. Você realmente foca no interesse do seu cliente?

Quem nunca entrou em contato com uma empresa via WhatsApp e recebeu uma lista enorme de todos os produtos/serviços que a empresa oferece? E ainda por cima levou algum tempo para encontrar o que realmente precisava?

Em muitos casos, o cliente fala logo de cara o que quer e mesmo assim a empresa manda uma enorme lista de todos os produtos. Veja só como isso mostra falta de atenção ao cliente.

Se, ao invés disso, a empresa já foca no que o consumidor realmente precisa, a chance dele se interessar é bem maior. Concorda?Depois da compra, o melhor que pode ser feito é fidelizar o cliente para que ele volte a comprar com você.

5. Seu pós vendas funciona?

Depois da compra, o melhor que pode ser feito é fidelizar o cliente para que ele volte a comprar com você.

Criar grupos, ou enormes listas e enviar todos os dias para seus clientes cadastrados não é o melhor caminho.

Isso só fará com que seu cliente canse de receber suas mensagens e possivelmente as bloqueie para parar de receber.

Seu pós vendas precisa ser focado nas necessidades do cliente.

Uma maneira interessante de fazer isso é perguntar para o cliente se ele deseja receber ofertas futuras, qual o tipo de produto que ele se interessa para receber, a frequência que ele quer receber, etc.

Tudo isso, quando cumprido corretamente, aumenta muito as chances do seu cliente voltar a comprar com você.

6. WhatsApp é o único meio para vender?

Agora que você já divulgou sua empresa nos locais certos, fez um bom atendimento e um pós vendas correto, a pergunta que pode ficar é essa.

Hoje já existem diversos meios de se comunicar e gerar vendas. E para realmente atingir todo o público que se interessa pela sua empresa, você precisa estar em todos eles. Mais do que isso, você precisa gerir todos os canais de atendimento, incluindo o próprio WhatsApp.

Claro que pode ficar complicado se manter ativo e dar um bom atendimento em todas eles.

Mas também é para isso que existem as plataformas de omnichannel, que unificam todos os canais em uma plataforma só, além de auxiliar as empresas a dar um bom atendimento, não importa o canal.

Se você chegou até aqui é porque agora já tem em mãos um caminho para multiplicar suas vendas no mundo digital! Com isso sua empresa irá crescer e fornecer atendimento cada vez mais profissional. Para falar com um especialista te ajudar nesse processo, clique aqui.

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