[GUIA] Como implantar um projeto de PABX IP na sua empresa

Atualizado em: 25 de agosto de 2021

Já não é mais dúvida que, independente do tamanho da empresa, é possível obter recursos avançados de PABX. Aqui, você terá um guia completo de como implantar um projeto de PABX IP na sua empresa. Mas antes, vamos dar uma introdução do que é o PABX IP.

O que é o PABX IP?

O PABX é um velho conhecido das empresas, ele funciona como uma central de distribuição telefônica. Dessa forma, as empresas obtêm uma rede de comunicação integrada.

O PABX IP, ou PABX Virtual, possui os mesmos recursos de um PABX convencional e muito mais. Ele surgiu no mercado para expandir a quantidade de funcionalidades na telefonia, trazendo vantagens para as empresas com a migração do PABX Convencional para o PABX IP.

Além disso, é possível trabalhar com diferentes tipos de linhas: VoIP, analógica, digitais, etc.

Alguns recursos e benefícios do PABX IP:

  • Mais qualidade nas ligações;
  • Custo reduzido com manutenção;
  • Gravação das chamadas;
  • URA para direcionamento das chamadas;
  • Painel de telefonista com status dos ramais em tempo real;
  • Facilidade para o trabalho remoto;
  • Softwares com relatórios completos para otimizar a operação.

Bem como a escolha do fornecedor do software, listamos os passos para a implementação de um projeto de PABX IP, que você verá mais detalhadamente abaixo:

  1.    Escolha dos tipos de ramais;
  2.    Decisão da sua operadora de telefonia;
  3.    Escolha do tipo de servidor;
  4.    Dicas importantes de rede.

1. Escolha dos tipos de ramais

Primeiramente, existem 3 tipos de ramais para diferentes usuários, que também podem ser mesclados para atender todas as necessidades de cada empresa:

  •  Softphone: Software que simula um aparelho de telefone (telefone virtual). Ele possui bina e teclas, sendo instalado no computador ou celular dos usuários. Ou seja, geralmente é a opção mais econômica.
  •  Gateway de Ramais (FXS): Aparelho de conversão que permite que o usuário aproveite os aparelhos convencionais e, assim, transforme esse ramal em um ramal IP.
  •  Aparelho IP: Um aparelho IP possui uma qualidade superior de voz. Também possui identificador de chamadas e várias teclas de memória que facilitam o dia-a-dia do usuário. No entanto, para evitar a necessidade de instalar um cabo de rede para cada ramal, o indicado é contratar aparelho com a função POE. E, sendo assim, o aparelho se conecta com o cabo já disponível no computador do usuário.

2. Decisão da sua operadora de telefonia

Depois de escolher como serão os tipos de ramais, sua empresa precisa decidir qual a operadora efetuará e receberá as ligações.

Os sistemas de Telefonia IP se conectam diretamente com as operadoras VOIP, já que se comunicam pelo mesmo protocolo (IP). Nesse sentido, algumas operadoras VOIP oferecem o serviço de PABX IP na nuvem com preços razoáveis.

Mas o que acontece se a operadora ficar fora? Além disso, e se sua internet cair? Abaixo, apresentamos os equipamentos que permitem que sua empresa utilize operadoras convencionais mesmo com um sistema avançado de Telefonia IP (como o DG Tel):

  • Gateway de Linhas analógicas (FXO): Converte linhas analógicas em linhas IP.
  • Gateway E1: Conecta linhas digitais (E1 DDR) com o Pabx-IP.
  • Gateway GSM: Conecta chips de celular com o Pabx-IP, e permite que os ramais liguem normalmente sem perceber que a ligação está saindo de chip para chip (e geralmente a custo zero).

3. Escolha do tipo de servidor

O próximo passo é entender qual o tipo de servidor será utilizado. Afinal, a instalação do sistema é feita em um servidor físico ou na nuvem (cloud).

A capacidade do servidor está atrelada a quantidade de ligações simultâneas enviadas e recebidas.

Após realizar essas etapas, é muito importante alinhar com a empresa os recursos disponíveis no sistema e quais são suas necessidades.

4. Dicas importantes de rede

  • O ideal é instalar os equipamentos em um Switch, separados da rede de dados, a fim de evitar conflitos entre dados e voz;
  •  É muito importante não divulgar as senhas do sistema e ativar o firewall para evitar invasões;
  • No caso de conexão com filiais, o recomendado é que elas possuem IP Fixo para, dessa forma, facilitar a interligação.

Implantando seu projeto de PABX IP

Agora que você conhece todo o processo de implantação, o que acha de uma consultoria gratuita para conhecer todas as suas necessidades para o projeto e como colocá-lo em prática?

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