Trabalho híbrido: como adaptar sua empresa para o futuro!

Alguns estudos afirmam que a pandemia acelerou a transformação digital em diversas empresas. Essa transformação foi resultado de uma necessidade repentina do trabalho remoto, tornando ferramentas digitais essenciais para trabalhar e manter a comunicação da empresa. Após quase dois anos de distanciamento social, tornou-se popular um outro modelo: o trabalho híbrido! Saiba todos os detalhes e como preparar sua empresa para este modelo.

O que é o modelo de trabalho híbrido?

Com a necessidade de estar em home office, aumentaram os adeptos à esse modelo de trabalho. Porém, a grande maioria dos trabalhadores, mostra preferir uma forma de trabalho que permita alternar entre o modelo presencial e remoto. Dessa forma, a balança fica equilibrada com os benefícios e desafios de ambos os modelos.

É possível dizer que o trabalho híbrido une o “melhor dos dois mundos”, permitindo que o funcionário trabalhe remotamente em alguns dias da semana e presencialmente em outros. Bem como, muitas empresas optam por deixar o espaço presencial sempre disponível para aqueles que preferem ir todos os dias ao escritório.

Dessa forma, o profissional tem a flexibilidade de trabalhar do escritório da empresa, de casa, de um coworking… Enfim, qualquer lugar pode virar um local de trabalho.

Essa flexibilidade, é importante para o profissional, mas também

Por que algumas empresas já estão adotando este modelo?

Em primeiro lugar, é importante pontuar que a popularização dos modelos 100% remoto e híbrido, se dá ao sucesso da adaptação por muitas empresas e profissionais. Ou seja, foram percebidos melhores resultados e aumento na produtividade da equipe.

A XP Investimentos, por exemplo, anunciou que irá oferecer a possibilidade de trabalho home office de forma permanente, com um escritório à disposição para sempre que for necessário.

A flexibilidade do local de trabalho, proporciona um maior bem-estar para os funcionários, o que resulta no aumento da criatividade, produtividade e felicidade nas atividades realizadas. Então, traz melhoras para os resultados da empresa e aumenta a chance de sucesso e crescimento do profissional dentro da organização.

Apesar de todos os benefícios, nem tudo são flores. Por isso, listamos alguns pontos para ficar atento ao adotar essa forma de trabalho em sua empresa.

Pontos importantes ao adotar o modelo de trabalho híbrido

Primeiramente, é preciso realizar um planejamento completo de como será a alteração do modelo de trabalho dentro da sua empresa. Existem alguns pontos de extrema importância que você precisa levar em consideração:

1. Cultura organizacional

Antes de tudo, é preciso que exista confiança e maturidade de ambas as partes. Afinal, é preciso que todos dentro da organização estejam alinhados com esse modelo. Desde as ferramentas a serem utilizadas até os processos a serem seguidos.

É importante que o profissional tenha autonomia para tomar determinadas decisões, como por exemplo, a organização da sua rotina. Além disso, o ideal é que apresente um perfil autogerenciável, pra que, além da autonomia, também haja responsabilidade na qualidade do trabalho realizado e nos prazos de entrega.

Para as lideranças, deve se adaptar o modelo de gestão para que continue com o controle de toda a operação, mas sem precisar ficar “vigiando” o funcionário. Para isso, já existem centenas de ferramentas digitais criadas com o intuito de facilitar a gestão à distância.

Em contrapartida, para o departamento de RH, pode ser um desafio manter a cultura organizacional. Porém, o benefício do modelo híbrido é que os times não estarão 100% a distância. Então, ainda haverá o contato pessoal entre os profissionais e a possibilidade de reforçar a cultura de maneira convencional. Por outro lado, a tecnologia também permite que a empresa esteja sempre conectada por meio de videoconferências e chats.


2. Infraestrutura

Em relação a infraestrutura, é preciso estar bem planejado de quais equipamentos serão necessários e que permitam essa flexibilidade de local de trabalho.

Por exemplo, ao utilizar a telefonia IP, é possível instalar um ramal em notebooks, PCs, smartphones e tablets. Dessa forma, não existem maiores problemas em relação ao local de trabalho.

Além disso, é preciso se certificar de que no ambiente home office, o profissional tenha acesso às mesmas estruturas que teria na empresa, que vão desde de ergonomia até materiais de papelaria.

3. Tecnologia e inovações

Esse é o momento de deixar todos os pré-conceitos de lado e abrir as portas para a tecnologia entrar na sua empresa. Já existem no mercado, centenas de ferramentas online que facilitam o trabalho e a gestão no modelo híbrido.

Com tantas opções, não será difícil encontrar soluções que irão te auxiliar nos desafios de fazer a liderança à distância. Além disso, essas ferramentas também auxiliam na gestão individual do profissional, incentivando ainda mais o autogerenciamento.

Portanto, use a tecnologia a seu favor!

E como fica a comunicação da empresa no trabalho híbrido?

Ainda falando sobre tecnologias e inovação, vamos trazer um tema específico: comunicação. Esse é um ponto importante a se pensar, na comunicação interna e externa da empresa.

Por muito tempo, a maioria das empresas, possuía uma central telefônica presencial. O que traz custos com manutenção, falta de mobilidade, equipamentos específicos… Enfim, um modelo analógico que tem ficado cada vez mais ultrapassado.

Atualmente, já é possível contar com tecnologias mais avançadas, com menores custos e maior flexibilidade.

Na DG Solutions, temos soluções de atendimento ao cliente e PABX Virtual que permitem que as empresas adotem o trabalho híbrido, sem dificuldades com a parte de comunicação.

Plataforma DG Tel

O DG Tel é uma plataforma que veio para substituir o PABX convencional. Com essa solução, você mantém a empresa conectada internamente e recebe ligações de clientes estando em qualquer lugar (escritório, casa, coworking, etc).

Além disso, a plataforma conta com gravação de chamadas. Utilizando os filtros, o gestor pode encontrar gravações específicas rapidamente e ouvi-las diretamente pela plataforma ou então, fazer o download do arquivo da gravação desejada. Esse é um recurso bastante procurado por líderes para garantir a segurança da empresa e do cliente, além de ser útil para a realização de feedbacks assertivos aos colaboradores.

Outro recurso muito buscado em nossa solução DG Tel, é o Painel de Ramais, onde a pessoa responsável pela recepção de chamadas e o gestor, têm acesso à um painel em tempo real de todos os ramais da empresa: quais estão ocupados, livres ou inativos.

Com o DG Tel, é possível instalar ramais em notebooks, PCs, tablets e smartphones, sem a necessidade de aparelhos PABX específicos que impedem a flexibilidade do local de trabalho.

Essa plataforma conta com a configuração de uma URA para direcionamento de chamadas, facilitando para o cliente ir direto ao que ele precisa.

Tela de Dashboard do DG Call.

Plataforma DG Call

Os call centers e contact centers que conhecemos, estão com os dias contados. Isso porque já é possível ter operações de SAC, televendas, cobrança, etc à distância. Não é mais necessário um grande espaço para fazer a sua operação acontecer.

Com o DG Call, o gestor tem acesso a mais de 20 relatórios completos, sendo alguns deles em tempo real.

Veja alguns dos relatórios para auxiliar na gestão:

  • Controle de Pausas: com esse relatório é possível filtrar por agente, data e horário para ter acesso às informações de pausas realizadas. Crie pausas personalizadas e configure a opção do agente inserir uma justificativa.
  • Ligações: esse relatório conta com nove opções de filtro, trazendo informações completas sobre todas as ligações recebidas e realizadas.
  • Filas: tenha informações completas sobre as filas cadastradas, como: ligações atendidas, abandonadas, transferidas, tempo médio de atendimento e outras informações.
  • Análise de Produção: obtenha dados detalhados sobre a produtividade de cada agente. É possível ter uma visão geral do tempo em ligação, pausas, chamadas receptivas e ativas, e mais.

Assim como o acesso à relatórios completos, a plataforma DG Call também permite a configuração de automações como:

  • Discadores: crie listas para automatizar ligações com os discadores Preview (liga primeiro para o agente e depois para o destino) e Power Dial (liga para o destino e ao ser atendida, transfere para um agente disponível).
  • URA: configure um atendimento automático para direcionar a ligação ao que o cliente precisa.
  • URA Reversa: o sistema realiza as ligações e, quando o destino atende, é tocado um áudio com as opções.
  • Call Back: com esse recurso você evita que chamadas sejam perdidas. Ele retorna automaticamente para ligações que foram abandonadas.
  • Click to call: configure um botão para facilitar a discagem: basta clicar e ele liga. Pode ser utilizado em seu site (para que o cliente ligue) ou no seu CRM (verifique nossas integrações).

Plataforma DG Multi

O DG Multi é uma plataforma omnichannel, que permite a integração de canais digitais em um único lugar. Essa solução integra com: WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram, SMS e chat.

Além de ter relatórios, também pode-se configurar uma pesquisa de satisfação automática ao final de todos os atendimentos.

Confira alguns dos benefícios de utilizar uma plataforma omnichannel:

  • Evite o uso de celulares particulares para o atendimento ao cliente;
  • Divulgue um único número de WhatsApp;
  • Configure vários agentes e separe por departamentos;
  • Transfira conversas entre departamentos/agentes de forma simples;
  • Não perca mensagens de seus clientes ou potenciais clientes;
  • Acompanhe os atendimentos em tempo real.

Conclusão

É preciso estar atento à todas mudanças no mercado de trabalho, ainda mais com a aceleração causada pela pandemia. Esteja pronto e aberto para inovações e tecnologias que só tem benefícios a oferecer.

Caso queira saber mais sobre as soluções da DG e como elas podem auxiliar sua empresa, solicite uma demonstração sem compromisso!

Deixe nos comentários suas opiniões sobre o modelo híbrido de trabalho, se sua empresa pensa em adotar ou sugestões para próximas pautas. Até mais!

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