Quais as vantagens e como migrar o PABX Convencional para o PABX IP - Blog da DG
Telefonia IP

Quais as vantagens e como migrar o PABX Convencional para o PABX IP?

O PABX Convencional vem sendo cada vez mais substituído pelo PABX IP nas empresas devido à tecnologia e às facilidades que o sistema possui. Isso porque, além de oferecer mais recursos, ela permite sua empresa dispor de menos dinheiro para mantê-lo.

A tendência é que até 2023 os investimentos em tecnologia de telecomunicação vão para quase US$ 1 bilhão.

Como consequência, se torna ainda mais necessário por parte das organizações se planejarem para estar dentro dessa nova realidade, que já está acontecendo.

Nesse blogpost, você irá entender como o PABX IP contribui para a sua empresa em diversos aspectos.

A diferença entre PABX Convencional e PABX IP

Inicialmente, vamos entender o que se difere na relação entre um PABX Convencional e um PABX IP.

Vamos abordar o PABX em termos de conceito, tecnologia e praticidade.

O PABX (Private Automatic Branch eXchange) em si é um equipamento responsável por ligar todas as linhas telefônicas de uma empresa e distribuí-las em ramais.

Ao longo dos anos, a sofisticação desse sistema cresceu.

Entenda mais a seguir.

PABX Convencional

O PABX Convencional, ou PABX Analógico, era bastante utilizado antigamente.

E, ainda é nos dias de hoje, mesmo que esteja sendo aos poucos substituída.

Esse equipamento consiste em uma central de distribuição com componentes e circuitos analógicos. Eles permitem o recebimento de linhas convencionais por meio de operadoras de telefonia convencional.

Atualmente, o equipamento está obsoleto, uma vez que qualquer atualização que a empresa deseje realizar no PABX Analógico tem de ser trocado o equipamento todo.

Ou seja, não é prático e eventualmente a troca do PABX gera mais custos a empresa.

PABX IP

O PABX IP é a versão 2.0 do PABX Convencional. Diferente do analógico, esta solução pode ter atualizações sem a necessidade de trocar o equipamento.

No caso do PABX Virtual ou na nuvem, não é preciso nem ter um equipamento físico, já que seu uso dependerá exclusivamente da internet.

O objetivo do PABX IP é facilitar o dia a dia da sua equipe com mais automatização e tecnologia.

Afinal, você pode fazer do seu celular um ramal móvel, realizar teleconferências e economizar mais de 70% com operadoras em comparação com o uso do PABX Convencional.

Dessa forma, o PABX IP é mais versátil e rico em funcionalidades.

As vantagens de fazer a migração do PABX Convencional para o PABX IP

Como vimos acima, as funcionalidades do PABX IP são diversas e mais vantajosas para o seu negócio, e os motivos estão além da redução de custos. Confira:

Operação mais escalável

Com o uso do PABX IP, a criação de novos ramais e torna mais acessível e fácil em um contexto de expansão no número de funcionários e setores.

Isso porque muitas ferramentas permitem a criação de ramais sem passar por processos burocráticos, te dando mais autonomia.

Redução de custos

Um dos mais vantajosos aspectos na substituição de um PABX Convencional para o PABX IP é a economia que a empresa tem com manutenção e com as ligações.

Pois, graças a rede de internet, elas podem ser feitas gratuitamente ou pelo menos com um valor menor no caso de longas distâncias.

Outra vantagem econômica é que várias chamadas podem ser feitas simultaneamente através de um único número.

Você pode gostar: Confira as principais tendências de atendimento para 2021!

Atendimento mais rápido e melhor

A sua equipe tem condição de atender com maior agilidade com a adoção da URA, que automatiza e direciona ligações para os destinos corretos.

A URA é um dos grandes pilares do PABX IP, pois possibilita ao cliente um atendimento rápido e objetivo, resultando em sua satisfação.

Maior controle e produtividade

Você pode limitar a duração de tempo das ligações entre ramais. Isso evita conversas improdutivas dos seus colaboradores, além de redirecionar o foco deles nas suas principais atividades.

Menos cabos

Com uma necessidade de infraestrutura quase zero, o PABX IP em nuvem ou digital utiliza-se do cabeamento de rede da internet já existente na sua empresa.

Portanto, isso permite um ambiente com menos armações.

Gestão de ligações

Uma das maiores importâncias a se dar ao PABX IP é a gestão de ligações que ele proporciona a você.

Com a solução, você pode gerar relatórios sobre o desempenho do seu atendimento ao cliente e traçar planos de ação a fim de melhorar pontos de atenção. Seja na qualidade do atendimento, na produtividade – como a análise de tempo médio de ligações – ou na estratégia adquirida.

Gravação de chamadas e reuniões

Com a funcionalidade de gravação, nenhuma atividade passa batido.

Portanto, você garante uma gestão aproximada da performance dos seus atendentes, podendo buscar desenvolver treinamentos com base em seus maiores desafios, sejam eles técnicos ou comportamentais.

Como fazer a migração do PABX Convencional para o PABX IP

A transição entre o PABX Convencional e o PABX IP é simples e sempre muito vantajosa para o cliente.

Especialmente se a migração for com uma empresa com competência de anos de mercado e que se preocupe em facilitar de todas as formas essa mudança.

Primeiramente, o equipamento analógico pode ser reaproveitado na transferência para o PABX IP. Com isso, necessitando de ações realizadas pela empresa responsável, que vão da implementação ao suporte de adaptação.

Pois, por mais fácil que seja de adaptar a esse novo sistema, ter o amparo de pessoas especializadas após a migração assegura a sua empresa de qualquer imprevisto ou dificuldade eventual.

Quer fazer a sua migração? Fale com um de nossos especialistas para que possamos entender a sua real necessidade e a melhor maneira possível de te ajudar com essa transição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *